Previous
Next

Batalá BrAsÍlia

Somos uma banda de percussão formada por mulheres. Somos inclusivas, diversas e amamos música!

Nós promovemos o conhecimento e a aprendizagem de técnicas de percussão, realizamos atividades socioculturais, a integração de nossas componentes na comunidade e valorizamos a autoestima.

Batalá MUNDO

batala-mundo

Atualmente, somos a união de 46 grupos, presentes em 17 países ao redor do globo. Nós não temos fronteiras.

Estamos em diversas partes do mundo, desde Brasil, Argentina, Áustria, Espanha, França, Grécia, Reino Unido, Estados Unidos e México, por enquanto.

Todos os nossos grupos se encontram anualmente em workshops e eventos culturais como festivais de música, desfiles, carnavais de rua e por aí vai.

Em qualquer parte do mundo desenvolvemos a mesma metodologia de ensino, além de confeccionarmos os nossos próprios figurinos e instrumentos.

Tudo é feito em parceria com as comunidades, por meio de oficinas e ateliês, onde fomentamos a economia local, geramos emprego e renda sustentável para a população.

batala-mundo

Shows, Apresentações e Projetos

Viva a experiência, o ritmo e o impacto da nossa energia

Nossa História

Fomos criadas em 1997 na França, pelo mestre baiano, compositor e bailarino Giba Gonçalves. Nós, a Banda BATALÁ de Percussão, promovemos e divulgamos a cultura brasileira por meio da música, tocada ao som dos tambores, entre surdos, dobras, repiques e caixas, em composições autorais, coreografadas e ritmadas pelo samba reggae. 

Em Brasília, fomos fundadas pelo brasiliense Paulo Garcia, o Tutuca, que conheceu o Giba e seu projeto de percussão, nós, e logo se encantou.

Existimos na capital do Brasil desde 2003, mas temos uma diferença em relação às outras bandas Batalá: somos formadas exclusivamente por mulheres. Nossas integrantes variam em torno de 100 mulheres, de diferentes níveis econômicos, que vão dos 18 aos 60 anos de idade.

Nosso Som, NOSSO RITMO

Instrumentos que você vai aprender a tocar

São a base rítmica da banda, com dois tipos, Surdo 1 e Surdo 2. São tocados alternativamente, com uma ou duas baquetas e produzem um som fundamental que guia os outros instrumentos.

Exclusivo do samba-reggae, é um tambor de dimensões menores que o surdo. É tocada rapidamente com duas baquetas e produzem a base da melodia do ritmo.

Talvez este seja o instrumento mais complexo. Proporciona junto com a Dobra a melodia das músicas com uma série de sons secos e mais agudos, tocados com duas baquetas flexíveis em um ritmo mais rápido, marcando a maior parte das mudanças.

Tocada com um par de baquetas de madeira, proporciona um som de preenchimento nos silêncios deixados pelos outros instrumentos e acompanha os repiques nas mudanças.

ENCONTRE a SUA BATIDA PERFEITA

Eventos

Ensaios Semanais

Todos os nossos ensaios são abertos ao público e ocorrem no Estacionamento 11 do Parque da Cidade, mas em dias chuvosos, os ensaios acontecem no Clube da ASCADE.

Nos reunimos sempre aos sábados, das 10h00 às 13h00, onde fazemos as honras recepcionando novas integrantes e proporcionamos ao público algumas apresentações únicas.

Afinal, cada ensaio nosso é praticamente um evento.

batala3

Bonfim

Os cortejos são as maiores tradições do BATALÁ BRASÍLIA  e se espalharam mundo afora, como é o caso de Saint Madeleine, na França e do Cortejo na Lavagem da Igreja Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador – BA.

No Brasil, nós somos a única banda fora do circuito da Bahia a abrir o Cortejo na Lavagem das Escadarias da Igreja do Bonfim. Desde 2005, marcamos presença na comemoração.

batala-mundo2